quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica
Podemos constatar que nos dias atuais a afetividade e a auto-estima são tão importantes quanto o conhecimento intelectual que aprendemos na escola.
Infelizmente o professor não costuma ter uma formação emocional, afetiva. Por isso, é mais fácil enxergar os erros do que os acertos.
Se os professores não desenvolvem sua auto-estima, não se dão valor, não são valorizados, não podem educar num contexto afetivo.
A educação precisa ser baseada mais na afetividade, num ambiente acolhedor, compartilhado, onde os indivíduos são fortalecidos, onde todos são vistos como dignos de confiança e competentes para enfrentar os problemas da vida comum. A afetividade dinamiza as interações, as trocas, as buscas e os resultados facilitam a comunicação, promove a união e toca os participantes.
Por isso, é importante promover ações para alunos e professores que desenvolvam a autoconfiança, sua auto-estima, que tenham respeito e acreditem em si mesmos, que valorizem e sejam valorizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário